28
Ago 06
Deparei-me há dias com um filme cujo um dos temas era "a mentira", o porquê de esta existir e de ser tão valorizada na nossa sociedade. De facto, é um assunto sobre o qual nunca tinha pensado, nem sequer me questionado.
A mentira existe, toda a gente mente. Se pensarmos sobre as nossas acções, sobre o nosso quotidiano, reparamos que esta é um "hábito" por todos adquirido.
Mentimos para esconder um acto menos aprovado pelo meio que nos rodeia, para não sermos vítimas de críticas ou juízos de valor. Mentimos quando queremos ocultar algo às pessoas, mesmo as mais próximas. Mentimos para não assumirmos responsabilidades perante um discurso bem ou mal intencionado, ou uma acção por nós levada a cabo e que, de certa forma, pode prejudicar alguém. Por vezes, mentimos para não magoar susceptibilidades das outras pessoas, quando estas nos pedem a opinião sobre uma peça de vestuário, um objecto ou apenas um conselho e não queremos que pensem que estamos com inveja, que somos maldosos ao dizer a verdade. Desta forma, resta-nos mentir... Mesmo a pessoa que se diz mais sincera já mentiu, por qualquer um dos motivos acima referidos ou por outros não mencionados.
A mentira é, de facto, um caminho de escapatória, mas também um caminho de falsidade e de degradação da pessoa individual e da sociedade, ao qual dificilmente conseguimos escapar!
A mentira é uma instrumento de "sobrevivência", que muitos poucos a utilizam ao longo das suas vidas!

publicado por LC às 12:50

Concordo ctg. Tds mentem. Contudo, julgo que mentira, daquelas que assumem o verdadeiro significado da palavra, só o é quando prejudicou alguém. Ou foi dita, e feita, com a intenção de alterar uma situação tendo em vista o malefício de alguém!
Agora se dizer que o novo penteado fica bem quando, na realidade, faz a amiga parecer um ser doutro planeta, aí... importa é não ver a amiga chorar ou ficar triste com a nossa verdade.
asdesiguais a 28 de Agosto de 2006 às 13:31

Agosto 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25

27
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO